HOME|NOTÍCIAS|Tabela planejada: fim do turno (por Marcus Vinicius Caldeira - Panorama Tricolor)
Artigos • Por Marcus Vinicius Caldeira - Panorama Tricolor • 11 ago 2017
Tabela planejada: fim do turno (por Marcus Vinicius Caldeira - Panorama Tricolor)

Como já falei aqui em um post anterior, em todo campeonato brasileiro faço uma tabela planejada colocando jogo a jogo o resultado esperado (vitória, empate ou derrota), sempre visando classificação para Libertadores. Título é sempre algo fora da curva e imponderável para qualquer time que seja, tal o equilíbrio do campeonato no começo, e só estimo a partir do segundo turno se no primeiro a gente tenha ido muito bem.

Dito isto, aqui vão os números da minha estimada.

Para começar, planejei o Fluminense fazer 61 pontos, quatro pontos a mais que o último classificado ano passado, o Atlético Paranaense.

O Fluminense fechou o turno com 26 pontos, 46% de aproveitamento, com seis vitórias, oito empates e cinco derrotas. Pela planejada, ele fechou abaixo do que se esperava. Era esperado fazer 31 pontos pela tabela e fizemos 26 pontos. O lado bom é que o último colocado para a Libertadores, hoje, tem 49% de aproveitamento e, com isso, a projeção de pontuação para Libertadores é de 56 pontos O gráfico acima reflete conseguirmos 61 pontos, por isso dá que estamos abaixo da meta. Mas como a realidade hoje é de 56 pontos para o sexto colocado, se seguirmos a minha planejada (30 pontos no segundo turno) e não houver aumento de performance no último do G-6, nos classificaremos.

Para título não dá. Chance tende a zero.

Para o rebaixamento, estamos tranquilos, por ora. Pelo projetado, precisa-se de 40 pontos para fugirmos do rebaixamento (performance de 35% para estar fora do Z-4, hoje). Estamos com performance bem acima, e com 65% dessa meta.

O nosso calcanhar de Aquiles tem sido os jogos em casa. Estamos com aproveitamento abaixo da performance fora de casa. Normalmente esta é bem melhor que a primeira, a não ser para os times fora da curva marchando para título, onde as duas performances são altas. O Fluminense tem aproveitamento em casa de 43% (muito ruim) e fora de casa de 48% (excelente). Se melhorarmos a performance em casa, mantendo a fora de casa, certamente chegaremos à Libertadores.

Olhando para os números do campo (a planejada não faz isso), o que precisa ser mudado é a performance do sistema defensivo. Temos a 17ª defesa mais vazada do campeonato. De sorte que nosso ataque faz muito gols, um dos melhores do campeonato. Precisamos corrigir urgentemente o sistema defensivo sem perder o poderio ofensivo.

Bem, esses são os números. Frios. Lembrando que é uma fotografia do momento e tudo pode mudar em cinco rodadas, por isso a reavaliação deve ser constante. Mas o recado é que, com um pouco de capricho – principalmente no sistema defensivo, e melhorando nossa performance em casa, dá para pegarmos vaga na Libertadores.

A saber, meu planejamento para os próximos cinco jogos (time, local, pontos estimados):

- Derrota para o Santos fora;

- Vitória sobre o Atlético-MG em casa;

- Empate com o Vasco em casa;

- Empate com o Vitória fora;

- Derrota para o Atlético-PR fora.

 

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Compartilhe
  • Googlemais
comente
©2017 OBSERVATÓRIO DO FLUMINENSE
Os Woden