HOME|NOTÍCIAS|Uma ótima exibição, mas com as falhas de sempre (Blog do Savioli - O'Tricolor)
Debate • Fonte: Blog do Savioli - O'Tricolor.com - Foto: Lucas Merçon - Fluminense F.C. • 16 abr 2018
Uma ótima exibição, mas com as falhas de sempre (Blog do Savioli - O'Tricolor)

Amigos, amigas, perdemos a partida de estreia por duas razões: nosso ataque falhou nas finalizações e nossa defesa cometeu erros cruciais de posicionamento nos dois gols do Corinthians.

Começando pela defesa, nos dois gols do Corinthians tínhamos maioria na área e em ambos o jogador adversário conseguiu concluir para o gol, com a marcação chegando atrasada.

A única maneira de pôr fim a esse problema é sistematizar comportamentos defensivos e para isso é necessário muito treino de fundamento tático, até que as coisas aconteçam naturalmente.

Isso contribuiria, também, para atenuar os corriqueiros momentos de desatenção, que sempre acabam por nos custar caro. Não adianta você jogar 89 minutos de uma partida perfeita, se coloca tudo a perder com um momento de desatenção.

Reparem que a história se repete. Contra o Vasco, vencíamos por 2 a 1, tivemos chances de fazer o terceiro e sofremos dois gols em momentos de desatenção.

Não tem jeito. A solução para isso é muito treinamento. Mais que isso, muito treinamento correto.

Quanto ao nosso setor ofensivo, criamos, quando decidimos jogar no ataque, uma boa variedade de jogadas de gol. O problema é que Pedro voltou a abusar do preciosismo e, de resto, nossas finalizações não foram boas. Mais um problema para Abel resolver. Vamos treinar essas situações de jogo para que melhoremos nosso desempenho nos arremates.

Tirando tudo isso, o que nos resta é uma mensagem bastante positiva. Enfrentamos o campeão brasileiro fora de casa, num estádio lotado, e só não vou dizer que merecemos a vitória porque ganha quem faz os gols e o Corinthians teve a precisão que nos faltou na hora H.

Nosso time começou a partida visivelmente nervoso, errando muitos passes, mas extremamente concentrado na marcação, fazendo um 5-4-1 quase intransponível. Tanto foi assim que Júlio César só viu a cor da bola em cobranças de tiros de meta. Três chutes de longe foi o que o Corinthians nos apresentou. Até que Gum deu aquela bobeira. Teve tempo para fazer a leitura da jogada e encostar em Rodriguinho para evitar a cabeçada, mas ficou esperando a definição do cruzamento e a nossa vaquinha foi faceiramente para o brejo.

Pedro já perdera grande oportunidade que resultou de grande jogada de Richard, que teve excelente atuação. No início do segundo tempo, Pedro retribuiu a gentileza, de cabeça, mas Richard não perdoou e mandou para o barbante. O que se viu dali em diante foi um jogo surpreendente. O Fluminense se tornou senhor do jogo, envolvendo o Corinthians e criando ótimas oportunidades de gol.

Tem um episódio que define bem o que foi o jogo. O segundo gol do Corinthians, marcado aos 40 minutos, deveria sugerir que o jogo acabou. Qual nada, o Fluminense ainda foi ao ataque com perigo e só faltou Jadson acertar um tiro derradeiro para sairmos do Itaquerão com um empate.

Da mesma forma que eu não gosto de analisar resultado, também não é possível fazer uma análise global com base no desempenho da equipe em uma única partida. Não obstante, se tivesse que fazê-lo, obrigatoriamente, diria que o Fluminense jogou futebol para brigar pelo título brasileiro. Foi uma exibição com autoridade diante do atual campeão.

Tendo como premissa tudo que vi até agora na atual temporada e o histórico do trabalho de Abel Braga, eu prefiro me precaver. Tomássemos o que vimos nas duas primeiras rodadas do ano passado como base de análise, também diríamos que o Fluminense brigaria pelo título. Como comprovam os fatos, acabamos brigando foi para não cair.

Não entendi por que Abel trocou Pedro por João Carlos. Não que eu vá fazer uma avaliação com base em quinze minutos, mas não vi, em campo, nada que justificasse essa troca.

Um ponto positivo foi ver Sornoza com uma atuação bem mais inspirada do que o que vínhamos presenciando. Jogou, de fato, como um verdadeiro camisa dez.

Saudações Tricolores!

Compartilhe
  • Googlemais
comente
©2017 OBSERVATÓRIO DO FLUMINENSE
Os Woden