HOME|NOTÍCIAS|Saiba mais sobre os nove jogadores do Fluminense que voltaram do Samorin
Nas Laranjeiras • Por Giba Perez - GloboEsporte.com - Foto: Divulgação / Fluminense • 01 jun 2018
Saiba mais sobre os nove jogadores do Fluminense que voltaram do Samorin

Em meio à crise financeira que dificulta a busca por contratações, o Fluminense vê seu time com um bom desempenho no Campeonato Brasileiro, mas sabe que um elenco mais encorpado é importante para uma competição de longo prazo. Uma solução complicada de se resolver.

A resposta, porém, pode estar mais perto do que se pensa. Mais precisamente já dentro do clube. Com o fim da temporada europeia, o Flu recebeu de volta os nove jogadores que faziam parte do Samorin, filial europeia do clube. Será que alguns deles poderiam suprir carências do elenco de Abel Braga?

Dos nove jogadores, seis (Nascimento, Evanilson, Saturnino, Bernardo, Christian e Gabriel Silveira) têm idade para a categoria sub-20. Quatro deles, inclusive, já estão treinando com a equipe de Léo Percovich que se prepara para o Campeonato Brasileiro da categoria: Nascimento, Bernardo, Evanilson e Christian. Já Saturnino e Gabriel Silveira se juntarão ao grupo em breve.

Os outros três que já ultrapassaram a marca dos 20 anos (Fernando Neto, Igor Julião e Matheus Pato) curtem o período de férias e depois poderão ser avaliados por Abel Braga. Como estavam na Eslováquia, só poderiam jogar após a reabertura da janela internacional, no dia 20 de junho, durante a pausa para a Copa do Mundo.

Para serem integrados ao elenco, porém, os três teriam que repetir uma trajetória semelhante à de Pablo Dyego, que era cotado para ser emprestado no começo da temporada, mas ganhou espaço com Abelão. Há boas chances do trio voltar ao Samorin.

 

Conheça um pouco melhor os nove jogadores:

 

Bernardo

Posição: Meio-campo

Idade: 19 anos

Jogos pelo Samorin: 13

Assistências: 3

Com início no futsal, Bernardo é um meia que sabe trabalhar bem em espaços curtos. É o típico armador, com boa visão de jogo e precisão no último passe.

 

Christian

Posição: Atacante

Idade: 18 anos

Jogos pelo Samorin: 8

Gols: 1

Atacante de lado de campo, Christian tem um estilo de jogo de velocidade e muita força física, características semelhantes às de Richarlison e Robinho, que foram aproveitados no profissional recentemente.

 

Evanilson

Posição: Atacante

Idade: 18 anos

Jogos pelo Samorin: 6

Gols: 3

Assistências: 1

Atacante veloz que joga pelas pontas e infiltra bem na área para fazer gols. Essas são as características de Evanilson. Jovem até mesmo para o sub-20, o atacante disputou a última Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, antes de partir para o Samorin. A tendência é que reforce o time sub-20.

 

Fernando Neto

Posição: Lateral-Esquerdo/Meio-campo

Idade: 25 anos

Jogos pelo Samorin: 29

Gols: 8

Assistências: 7

Fernando subiu aos profissionais em 2012 como lateral-esquerdo, mas nunca conseguiu se firmar entre os titulares. Migrou para o meio-campo e após passagens por Paços de Ferreira (POR), Macaé, Vila Nova e Santo André, foi para o Samorin na última temporada.

 

Gabriel Silveira

Posição: Lateral-Direito

Idade: 19 anos

Gabriel Silveira tem como principal característica a ofensividade. O jovem lateral-direito gosta de subir com frequência à linha de fundo. No Samorin, treinou com os profissionais, mas acabou atuando apenas na equipe Sub-19.

 

Igor Julião

Posição: Lateral-Direito/Meio-Campo

Idade: 23 anos

Jogos pelo Samorin: 25

Gols: 4

Assistências: 3

Assim como Fernando, Igor Julião subiu em 2012. Com passagens por seleções de base, era visto como um lateral-direito de grande potencial. Em 2013, chegou a ser titular da equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo. Após uma falha que resultou em eliminação na Copa do Brasil, perdeu espaço.

Foi emprestado para times como Sporting Kansas City (EUA), ABC, Macaé e Ferroviária, antes de ir para a Eslováquia onde foi o camisa 10 da filial tricolor.

 

Matheus Pato

Posição: Atacante

Idade: 22 anos

Jogos pelo Samorin: 7

Gols: 3

Na base, Matheus Pato era visto como um atacante de enorme potencial, conseguindo jogar tanto centralizado como de segundo homem de ataque.

No sub-20, formou ataque com Pedro (hoje camisa 9 do profissional) e conquistou o Campeonato Brasileiro da categoria em 2015. Pato foi o grande destaque tricolor na competição, terminando como artilheiro, com seis gols.

Uma lesão grave no joelho, porém, freou sua ascensão. Passou pelo Samorin já em 2016/17, foi emprestado ao Tupi na reta final do ano passado e voltou à Eslováquia no começo de 2018.

 

Matheus Saturnino

Posição: Volante

Idade: 18 anos

Jogos pelo Samorin: 10

Gols: 3

Matheus Saturnino divide os campos de Xerém com seu irmão gêmeo, Thiago. Matheus é segundo volante, com bom passe e ida ao ataque. Chegou a ser improvisado na lateral direita em algumas oportunidades.

 

Nascimento

Posição: Volante

Idade: 18 anos

Jogos pelo Samorin: 21

Aos 18 anos, Nascimento é visto como uma das principais promessas da categoria no clube ao lado de Zé Ricardo. Volante de características ofensivas, tem bom passe e chegar bem no ataque.

 

 

Compartilhe
  • Googlemais
comente
©2017 OBSERVATÓRIO DO FLUMINENSE
Os Woden